O que é Arteterapia e como ela pode te ajudar?
Arteterapia é uma área de atuação profissional do psicoterapêuta que vem sendo utilizada mesmo antes da cientificação da psicologia. Carl Gustav Jung, apesar de não sistematizar o processo arteterapêutico o utilizou durante seus atendimento e consigo mesmo em seu caminho de autoconhecimento e reflexões sobre si.
No Brasil, Nise da Silveira, psiquiatra ícone do movimento anti manicômio, tratou seus pacientes por décadas através da arte, criando, inclusive, diversas exposições artísticas durante sua vida.
No processo arteterapêutico, o paciente é levado pelo arteterapeuta a se soltar da maneira mais espontânea possível, rabiscando, colorindo, desenhando, modelando, enfim, criando imagens, poesia, música, de acordo com seus próprios recursos pessoais.
Será por meio dessas atividades que poderá expressar seus sentimentos, pensamentos, emoções, atitudes, descobrindo aspectos seus que antes não estavam claros, reconhecendo-se no que saiu de si, e na materialidade dos elementos concretos colocados à sua disposição.

A arteterapia contribui, também, para a expressão verbal na psicoterapia. Comumente, o discurso dos pacientes no início do processo terapêutico encontra-se bloqueado para se referir às suas sensações, sentimentos, idéias e fantasias.
Pelo uso da expressão criativa, o paciente começa a desenvolver a verbalização ao perceber o conteúdo afetivo associado às produções realizadas nas sessões terapêuticas. E desse modo, ao representar em imagens suas experiências subjetivas, seu discurso frequentemente se torna mais fluído, já que ele pode se expressar verbalmente com mais consciência sobre seu mundo psíquico.
A atividade expressiva, aliada ao trabalho de compreensão intelectual e emocional, facilita o encontro com as várias facetas da personalidade como um todo. Ao dar livre curso às imagens internas, o ser humano, ao mesmo tempo que as modela, transforma a si mesmo e ao mundo.